Diretório de Artistas

Manuel Fúria

Manuel Fúria, artista português, um quase cantor, do mesmo modo que poderíamos qualificar o Padre António Vieira como um quase escritor.

Começa a sua actividade pública como cabeça d'Os Golpes, com quem lançou Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco (Amor Fúria, 2009) e G (Amor Fúria/Valentim de Carvalho 2010/2011), e da Amor Fúria, Companhia de Discos do Campo Grande, fundada em 2008, uma das grandes responsáveis pelo ressurgimento do pope roque cantado em português. Dessa fase destacam-se canções como A Marcha dos Golpes ou Vá Lá Senhora que incluiu dueto com Rui Pregal da Cunha dos Heróis do Mar. No contexto da editora produziu discos de bandas como os Velhos ou os Capitães da Areia, sendo o mentor desta última.
O seu percurso mais ou menos a solo, porque na companhia dos Náufragos, conta com a edição d'As Aventuras do Homem Arranha (FlorCaveira/Amor Fúria, 2008), Manuel Fúria Contempla Os Lírios do Campo (Amor Fúria/Valentim de Carvalho, 2013) e a edição limitada Quatro Canções e Outros Tantos Lugares Comuns (Amor Fúria, 2014). Destes discos destacam-se canções como Canção Para o Meu Pai e Para a Minha Mãe, Que Haja Festa Não Sei Onde, Os Lírios do Campo, Canção Para Casar Contigo ou Nossa Senhora da Graça dos Degolados. Já existe um novo álbum, gravado no Verão de 2015, ainda sem data de edição definida. Desse disco já sairam as canções Nova e mais recentemente 20.000 Naves.
Inventor por vocação, ladrão por imperativo moral, purista do impuro, patriota do impossível, ou nas generosas palavras de Nuno Miguel Guedes, um subversivo (...) para ele, tudo se poderia resumir num único vocábulo indizível que tem urgência de partilhar. E essa urgência é a razão de ser da sua arte e da extrema necessidade de fazer.

Localização

Lisboa - Portugal

Associações

HAUS

Agente

Visitar

Sony Music Entertainment Portugal

Editora

Visitar

Ligações

Contactos

Agente
HAUS

Calendário

As datas e locais das actuações.

Multimédia

Música

Política de cookies

Ao utilizar o website está a concordar com o uso de cookies