Dino d’Santiago cresceu numa casa amante de música no sul do país e os seus pais Caboverdianos pertenciam ao coro musical da igreja. foi neste coro que Dino e dois dos seus irmãos começaram a cantar todos os domingos até este sair de casa, para participar num programa televisivo para perseguir o seu sonho de ser cantor.
Após ir para Lisboa, a sua experiência no coro fê-lo evoluir e abrir portas para a sua carreira como cantor de hip Hop e R&B em concertos em Portugal, atém em 2010, acompanhar o seu pai numa vizita às suas raízes, onde finalmente mudou a sua trajectória musica e para se conectar com o espirito Caboverdiano.
Nos últimos 5 anos, desde o lançamento de "Eva", o tão elogiado album que reflectia a sua relação com a música que os pais o punham a ouvir quando criança, tem crescido significativamente profissionalmente.
Dino D’Santiago tem vindo a dedicar o seu talento na união dos tradicionais Morna, Batuku, and Funaná com o contemporâneo R&B e musica electronica, progressivamente.Todo o seu passado revelou-se fundamental para a criação de “Mundu Nôbu”, um álbum consciente das estruturas fundadoras da música cabo-verdiana ao mesmo tempo que expõe o futuro que poderemos vislumbrar com o aproximar da tradição à música electrónica de apelo global.
Este é um álbum transnacional, com ventos da Praia, Luanda, Nova Iorque, Berlim e Londres a soprarem na direcção de Lisboa, a cidade casa que tem o crioulo como a sua segunda língua oficial e com a qual este cantautor, com sua voz melodiosa, suportada por um som de vanguarda, nos devolve toda a poesia do quotidiano, onde os sentimentos de sensualidade e de alegria se confundem com os de melancolia.
Passado um ano da edição do aclamado ‘Mundu Nôbu’ e depois de ter disponibilizado digitalmente ‘Mundu Nôbu Remix EP’, DINO D’SANTIAGO regressa com a edição de “SOTAVENTO”, um EP que vêm solidificar o caminho singular e inventivo que decidiu trilhar com a sua música. O R&B moderno que identificamos como sendo já a sua assinatura mantém-se aqui tão profundamente eclética quanto instantaneamente arrebatadora, qualidades que fizeram dele o artista mais galardoado na primeira edição dos Prémios Play (Abril 2019) e o colocaram também na lista dos performers no activo actualmente mais celebrados em Portugal.
Atenção: Todos os contactos têm de ser aprovados pela administração antes de serem enviados para o correspondente, não envie informações confidencias através deste formulário
Política de cookies
Ao utilizar o website está a concordar com o uso de cookies